Maca Peruana: Conheça seus Benefícios

chá de maca peruana

Uma raiz que pode ser consumida na forma de farinha ou cápsulas e que se tornou a queridinha de quem quer alcançar objetivos de saúde com o uso de fitoterápicos. A Maca Peruana (Lepidium peruvianum) é uma planta adaptógena que cresce nas montanhas do Peru, em altitudes extremamente elevadas. Este fitoterápico tem sido muito utilizado e é até conhecido como “superalimento” por ser muito nutritivo, repleto de vitaminas, esteróis de plantas, minerais, aminoácidos e ácidos graxos.

As pessoas que vivem nas montanhas dos Andes utilizam a Maca Peruana há vários séculos para a obtenção de energia, reposição hormonal, para o funcionamento saudável da tireoide, bom funcionamento sexual, TPM, menopausa, para manter a saúde dos ossos e por ser um potente tônico para idosos.

Maca peruana

Com o passar dos anos, a Maca foi estudada por vários pesquisadores que determinaram seus constituintes químicos, teor de carboidratos, lipídeos, ácidos graxos (ácido linolenico, oléico e palmítico), proteínas, aminoácidos (principalmente lisina e arginina), polissacarídeos, vitaminas e sais minerais. Assim, foram encontrados na Maca: alcaloides, fitoesteroides, compostos fenólicos, flavonoides, taninos, glicosídeos, saponinas, vitaminas B1, B2, B3, B6, C, D e E, além de ótimo conteúdo de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Potássio, magnésio, sódio, cobre, zinco, manganês, boro e selênio são outros minerais presentes.

Assim, a Maca Peruana:

  • Tem poder antioxidante

A Maca tem a capacidade de reduzir os radicais livres e de proteger as células contra o estresse oxidativo através dos fenóis e flavonoides presentes em sua composição. Possui também propriedades imunoestimulantes.

  • Previne patologias dos ossos, como a osteoporose

A prevenção da osteoporose está diretamente relacionada com o teor do aminoácidos lisina, encontrado na Maca. A lisina aumenta a absorção de cálcio no corpo e mantém um adequado balanço nitrogenado. Além disso, também ajuda na formação de colágeno. A Maca também é usada no tratamento da descalcificação óssea, por ser boa fonte de cálcio e magnésio.

  • Melhora os sintomas de TPM e menopausa

Estudos demonstraram efeitos favoráveis da suplementação de Maca sobre os sintomas do climatério, TPM e menopausa. Os resultados mostraram aumento significativo da sensação de bem estar, maior nível de energia e um menor número de episódios de dormência muscular, dores de cabeça e redução de sudorese noturna. Segundo os estudiosos, os efeitos sobre os sintomas e alterações relacionadas a menopausa e TPM são atribuídos aos fitoesteróis e fitoestrógenos presentes no fitoterápico.

  • Aumenta a contagem de espermatozoides

A maior produção de espermatozoides pode estar relacionada com o conteúdo do aminoácido arginina na Maca Peruana.

  • Previne o aparecimento de Diabetes Mellitus

Por conter grande quantidade de fibras, a Maca Peruana pode agir prevenindo o aparecimento de Diabetes Mellitus, fazendo com que haja uma diminuição na velocidade de absorção de glicose consumida nos alimentos.

  • Fortalece o coração

Como é rica em ácidos graxos ômega-3, a planta pode ajudar a evitar problemas cardiovasculares e regularizar os níveis de colesterol.

  • Aumenta a imunidade

Por ter propriedades antioxidantes, ser rica em vitaminas C, E, do complexo B e minerais (como o zinco), a Maca é uma grande aliada para dar aquela levantada na imunidade.

  • Melhora a performance esportiva

A Maca tem fama de ser um energético natural, diminuindo assim a fadiga e o cansaço. Este fato, possivelmente, deve-se, além do conteúdo de vitaminas e minerais, pela quantidade de carboidratos que são encontrados na planta, fornecendo energia ao corpo.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Você sabia?

maca peruana

No Peru, a raiz da Maca Peruana é a parte mais utilizada da planta e, segundo o costume popular, pode ser consumida crua, cozida ou desidratada. A farinha de Maca também é utilizada para a preparação de receitas de pães e bolos, e sua torrefação permite o preparo de “café de Maca”. No Brasil, a planta é consumida sob a forma de chás e cápsulas.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Estudos realizados com Maca Peruana deduziram que os alcaloides presentes na planta agem sobre o trecho hipotálamo-hipófise, o que explica por que homens e mulheres são atingidos de formas semelhantes. Isto pode também explicar porque os efeitos da Maca não estão limitados somente a ovários e testículos, podendo agir sobre as glândulas supra-renais, dando uma sensação de maior energia e vitalidade.

Por ser um fitoterápico com funções relatadas predominantemente pela sabedoria popular, ainda faltam mais estudos para comprovar cientificamente seus efeitos possivelmente benéficos ou, até mesmo, tóxicos no organismo humano. Assim, a Maca Peruana pode estar presente na conduta de alguns profissionais e ausente em outros. Procure seu nutricionista ou médico, pergunte sobre a Maca, e lembre-se: se for manipular, a Supleforma faz para você.

Gostou do que leu?

Cadastrar agoraEntão comente… Compartilhe sua opinião aí embaixo! Aproveite para se cadastrar em nosso blog e receber em seu e-mail novidades sobre dietas, hipertrofia e suplementos alimentares. Você ainda receberá alguns brindes surpresas que preparamos para você por e-mail!

facebookcoracaoSe preferir, curta nosso perfil no Facebook! Todos os dias informações exclusivas sobre nutrição, saúde, nutrição esportiva, estética e prevenção de doenças! #VemPraSupleforma

 

 

Bibliografia Consultada:

MEISSNER, H. O.; KAPCYNSKI, W.; MSCISZ, A.; LUTOMSKI, J. Use of gelatinized Maca (Lepidium Peruvianum) in early postmenopausal women. International journal of biomedical science, Poland, v. 1. n. 1, p. 33-45, jun, 2005.

OLIVEIRA, J. C. Abordagem farmacológica e terapêutica da Lepidium meyenii (Maca): uma revisão de literatura. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia Clínica) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2011.

2 Respostas para “Maca Peruana: Conheça seus Benefícios

  1. Pingback: Use a Nutrição Preventiva a Seu Favor: Cápsulas de Vinho em Pó | Supleforma Farmácia de Manipulação·

  2. Pingback: Pare de Comer Doces Com Cactus Cereus | Supleforma Farmácia de Manipulação·

Deixe uma resposta: