Saiba Mais Sobre o Câncer Infantil

câncer infantil

Nesta semana (23/11), o calendário da saúde comemorou o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Esta data é de extrema importância para a reflexão acerca dos indícios da doença, do tratamento e encarar esta situação de maneira diferenciada.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos do sangue), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

O número de casos de câncer tem aumentado consideravelmente em todo o mundo, configurando-se, atualmente, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Suas causas estão mais ligadas a fatores genéticos específicos, e tem menores relações com tabagismo, etilismo e outros hábitos de vida, como acontece com os adultos.

câncer infantil

O diagnóstico é um momento estressante, tenso, coberto de incertezas e pode levar a um processo doloroso na vida dos familiares, porém ele é de extrema importância para aumentar as chances de cura da doença. Por isso, os pais devem sempre levar seus filhos a consultas periódicas com o pediatra e relatar qualquer tipo de alteração no comportamento ou no corpo da criança. A responsabilidade pelo atraso no diagnóstico pode ser do paciente, da família, do clínico, do comportamento biológico da doença ou por razões socioeconômicas.

O tratamento do câncer infantil, assim como o câncer em outras idades, pode ser por várias modalidades. Cirurgia, quimioterapia e radioterapia podem ser usadas conjuntamente ou não. Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo!

Cura do câncer

Neste sentido, durante o tratamento, algumas crianças podem apresentar falta de apetite, desnutrição, dores, dificuldade para engolir, enjoos, vômitos, diarreias, constipação intestinal, feridas que não cicatrizam, queda na imunidade, anemia, sangramentos e outros sintomas decorrentes das reações às substâncias utilizadas no tratamento. Por isso, o acompanhamento com uma equipe multiprofissional é muito importante para o pequeno não sofrer tanto com a situação.

Pensando na boa nutrição deste paciente, nossa sugestão é  o Suple Kcal®! Suplemento oral hipercalórico da Supleforma Farmácia de Manipulação, isento de proteínas. Acrescenta energia em preparações doces ou salgadas, concentrando dois produtos em um só: é composto por maltodextrina e triglicerídeos de cadeia média (TCM) e pode ser usado em preparações líquidas, pastosas e sólidas!

Profissional, fique ligado!

Câncer infantil

A família e a criança portadora de uma doença crônica como o câncer merecem atenção especial, não somente do ponto de vista biológico, mas das dimensões psicológicas, sociais, econômicas e espirituais!

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Gostou do post? Então compartilhe-o com seus amigos! Vamos adorar!

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Cadastrar agoraAproveite e cadastre-se ou atualize seus dados junto ao nosso site! Você receberá, semanalmente, muita informação diretamente em seu e-mail!

Bibliografia Consultada:

BELTRÃO, M.R.L.R.; VASCONCELOS, M.G.L.; PONTES, C.M.; ALBUQUERQUE, M.C. Câncer infantil: percepções maternas e estratégias de enfrentamento frente ao diagnóstico. Jornal de Pediatria, 2007.

MENEZES, C.N.B.; PASSARELI, P.M.; DRUDE, F.S.; SANTOS, M.A. Câncer infantil: organização familiar e doença. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v. 7, n. 1, 2007.

Site do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Uma resposta para “Saiba Mais Sobre o Câncer Infantil

  1. Pingback: Falta de Apetite em Crianças? Conheça a Ciproheptadina! | Supleforma Farmácia de Manipulação·

Deixe uma resposta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s