Falta de Apetite em Crianças? Conheça a Ciproheptadina!

Falta de apetite ciproheptadina

Falta de apetite, principalmente em crianças, é um problema. Seja sem motivos aparentes, sintoma de doença ou efeito adverso a alguns tipos de tratamentos, os prejuízos da queda na ingestão calórica podem ser visualizados no desenvolvimento físico, emocional e social de uma criança, podendo causar retardo no crescimento e desenvolvimento cerebral e até mesmo problemas de socialização.

Para promover uma ingestão calórico-proteica adequada aos pacientes (que muitas vezes estão com algum tipo de patologia grave), muitos métodos são utilizados, dentre eles a oferta de suplementos orais, preparações com densidades calóricas elevadas, fracionamento da dieta em maiores vezes ao dia, suplementação enteral via sonda ou gastrostomia e também oferecimento de medicamentos estimuladores do apetite.

falta de apetite ciproheptadina

Os medicamentos estimulantes do apetite são utilizados com o objetivo de recuperar o apetite e melhorar o estado nutricional. Neste sentido, a ciproheptadina (ciproheptadine) tem efeito comprovado! Ela é um anti-histamínico, derivado da piperidina, antagonista da serotonina e da histamina. Normalmente é indicada nos tratamentos sintomáticos de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, reações cutâneas alérgicas, rinorreia e urticária.

Por bloquear a serotonina em alguns locais, a ciproheptadina pode atuar no centro da fome, estimulando o apetite. Isto se deve ao fato de que a serotonina, quando em níveis normais, é diretamente relacionada à saciedade, prevenindo a fome. Estudos já demonstram a eficácia do uso deste medicamento no tratamento coadjuvante em pacientes com doenças debilitantes como câncer, fibrose cística, anorexia nervosa, insuficiência renal, desordens neuropsiquiátricas, dentre outras.

Falta de apetite ciproheptadina

No entanto, este tipo de tratamento não deve ser utilizado em qualquer caso. Apenas o pediatra saberá se este medicamento pode ser utilizado em seu caso, pois a serotonina tem relação direta com o humor, sono e outros processos importantes do organismo! Além disso, pessoas com quadros de serotonina baixa acabam por abusar da ingestão de doces e demais alimentos com carga energética aumentada para se sentirem satisfeitas.

Falta de apetite e ciproheptadina

Procure um pediatra! E, caso necessite, compre ciproheptadina em nossa farmácia.

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Gostou?

Cadastrar agorafacebookcoracaoEntão cadastre-se ou atualize seus dados junto ao nosso site! Receba nossas novidades diretamente em seu e-mail!

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Lá tem muita informação para você!

 

Bibliografia Consultada:

EPIFANIO, M.; MAROSTICA, P.C.; MATTIELLO, R.; FEIX, L.; NEJEDLO, R.; FISCHER, G.B.; STEIN, R.T. A randomized, double-blind, placebo-controlled trial of cyproheptadine for appetite stimulation in cystic fibrosis. Jornal de Pediatria, v. 88, n. 2, 2012.

FEIX, L.R.; STEIN, R.T.; EPIFANIO, M. A avaliação da eficácia da ciproeptadina como estimulante do apetite em pacientes com Fibrose Cística. V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação, PUC/RS, 2010.

Site Hospital São Vicente de Paulo – Pesquisa avalia xarope para aumentar apetite de crianças, 2015.

 

Deixe uma resposta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s