Perca Peso Com Quitosana

emagrecer quitosana

Que emagrecer é o objetivo de muitas pessoas, nós já sabemos! Principalmente no começo do ano, as metas de muitos incluem fazer dieta, praticar exercícios físicos regularmente e então perder aqueles quilinhos que tanto incomodam. Se estas também são suas metas, seja bem vindo ao nosso post da semana! Hoje vamos falar um pouco mais de uma fibra natural de origem animal muito utilizada para o emagrecimento, sendo considerada um alimento funcional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a quitosana.

Quitosana?

caranguejo quitosana

A quitosana é um polímero constituído de unidades repetidas de glicosamina, derivados da quitina. A quitina é o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza depois da celulose, sendo o principal componente do exoesqueleto de crustáceos e insetos.

As propriedades desta fibra vêm sendo bastante estudadas tanto pela sua possível capacidade de auxiliar na perda de peso quanto pela redução dos níveis do colesterol LDL.

Devido às propriedades químicas da quitosana, ela pode se ligar seletivamente a compostos específicos como: colesterol, proteínas, gorduras e íons metálicos. A quitosana deve ser ingerida antes das refeições, pois transforma-se em gel ao entrar em contato com as condições estomacais. Nesse gel formado, a quitosana apresenta-se apta a atrair e ligar-se a moléculas carregadas negativamente, como os ácidos graxos (gorduras) e os sais biliares. Quando as gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com este gel, são levadas ao intestino e, ao ficarem em pH básico, a quitosana se solidifica permanecendo como um envoltório sobre a gordura, que evita a ação de enzimas (lipases), impedindo sua absorção pelo organismo, sendo excretada junto com as fezes.

Mas… fique ligado

emagrecimento quitosana

A quitosana ainda vem sendo estudada como suplemento e não existem evidências científicas que comprovam com certeza seus efeitos como emagrecedor. Porém, muitas pessoas já a utilizam e declaram ter experimentado efeito positivo para a dieta de perda de peso.

Que tal?

Gostou da quitosana? Então para saber se esta “fibra” animal pode fazer parte do seu plano alimentar, converse com seu nutricionista e/ou médico! Não faça o uso de nenhuma substância sem acompanhamento profissional! O uso indiscriminado de quitosana pode provocar alguns efeitos adversos, como constipação intestinal, redução da absorção de nutrientes essenciais e também provocar sérias reações em pessoas que apresentam alergia a mariscos e frutos do mar.

Além do mais, não trate a suplementação com quitosana como um método milagroso! O uso desta substância de nada adiantará se você não seguir um plano alimentar saudável e individualizado.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Cadastrar agoraSe você quer continuar recebendo informações como esta diretamente em seu e-mail, cadastre-se ou atualize seus dados junto ao nosso site!facebookcoracao

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Todos os dias muito conteúdo para você!

Bibliografia Consultada:

KURTZ, M.C.; CRUZ, A.H.; RETAMOSO, V.; DREHMER, P.B.; SILVEIRA, V.; KIRSTEN, V.R. Quitosana na redução de colesterol e perda de peso: uma revisão da literatura. 3ª Jornada Interdisciplinar em Saúde , Centro Universitário Fransciscano (UNIFRA), Santa Maria, 2010.

Uma resposta para “Perca Peso Com Quitosana

Deixe uma resposta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s