Dores Nas Articulações? Conheça o Sulfato de Glucosamina

sulfato de glucosamina

O Sulfato de Glucosamina é uma substância bastante utilizada para o tratamento de dores nas articulações – relacionadas ou não à osteoartrite – e também para reconstrução da cartilagem do corpo. Sua ação principal se faz sobre a cartilagem que reveste as articulações por meio de ação retardadora do processo degenerativo.

Muitos portadores de osteoartrite e outras doenças articulares têm quantidades insuficientes de glucosamina no organismo. Este fato faz com que, quando há rompimento da cartilagem, seu processo de reconstrução não consiga ser concluído. Assim, a suplementação com glucosamina pode ser importante para aumentar a taxa de reparação e formação da cartilagem!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

O Sulfato de Glucosamina é considerado uma substância de ação prolongada na melhora da dor e cujo efeito terapêutico persiste após a sua suspensão.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Sobre a osteoartrite

sulfato de glucosamina

Embora anteriormente tida como uma doença degenerativa própria do envelhecimento, por uso e desgaste da articulação, a osteoartrose vem sendo considerada mais recentemente como uma doença inflamatória e de intensa atividade metabólica. O termo osteoartrite é considerado mais adequado! Esta apresenta alta prevalência, sendo considerada a doença osteoarticular mais comum.

A osteoartrite resulta tanto de eventos mecânicos quanto biológicos que desequilibram o processo entre degradação e a síntese das células das cartilagens do corpo. Esta doença pode iniciar por muitos fatores, incluindo genética, metabolismo e traumas que levam a alterações morfológicas, bioquímicas, moleculares e biomecânicas.

Avanços na compreensão da fisiopatologia da osteoartrite, e a caracterização da importância de mediadores inflamatórios e bioquímicos na progressão do dano articular poderão propiciar, em um futuro próximo, terapias direcionadas a mediadores inflamatórios. Contudo, antes mesmo da compreensão dessas vias de degradação da cartilagem articular, tentativas de modificar a progressão do dano estrutural da doença foram baseadas na ideia de que a administração de precursores da matriz extracelular pudessem ajudar os condrócitos a repor o dano lesado. Essa ideia levou a comunidade médica à utilizar glucosamina, condroitina e ácido hialurônico no tratamento das enfermidades relacionadas à cartilagem.

Que tal?

osteoartrite

Converse com seu médico sobre o uso desta substância para melhorar dores articulares e também para ser um possível tratamento para a osteoartrite, quando em conjunto com a condroitina. Não faça o uso de qualquer medicamento sem acompanhamento de um profissional especializado!

Gostou do post?

Então compartilhe-o com seus amigos! 

Cadastrar agoraAproveite e cadastre-se ou atualize seus dados junto ao nosso site! Toda semana muita informação será mandada diretamente ao seu e-mail!

 

Bibliografia Consultada:

COIMBRA, I.B.; PASTOR, E.H.; GREVE, J.M.D.A; et al. Consenso Brasileiro para o Tratamento da Osteoartrite (artrose). Revista Brasileira de Reumatologia, v. 42, n. 6, 2002.

SILVA JÚNIOR, F.S. Osteoartrite experimental em ratos: efeito de sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina sobre a incapacitação articular e a lesão da cartilagem articular. 2007. 84 f. Tese (Doutorado em Ciências – Área de concentração: Reumatologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2007.

Deixe uma resposta:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s