Alimentos

Alimento é toda substância, sólida ou líquida, de origem animal ou vegetal, in-natura ou processada que, levada ao trato digestivo, é utilizada para realizar as atividades vitais do organismo, incluindo o crescimento, movimento, reprodução, entre outros, manter e formar os tecidos do corpo, regular os processos corporais e fornecer calor, mantendo, dessa maneira, a vida. Os alimentos são veículos de nutrientes, contendo também, outras substâncias que lhe dão sabor, odor, cor e textura. De acordo com Lei nº 986/1969, capítulo I, artigo 2º, alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento.

alimento

Sobre a responsabilidade profissional:

Nutricionistas:  Segundo a Lei 8.234/1991, artigo 3º, o nutricionista tem como atividade privativa a assistência dietoterápica hospitalar e ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrever, planejar, analisar, supervisionar e avaliar dietas. Ainda segundo a Resolução CFN nº 304/2003, artigo 1º, compete ao nutricionista a prescrição dietética, como parte da assistência hospitalar, ambulatorial, em consultório de nutrição e dietética e em domicílio.

Médicos: O médico, mesmo o endocrinologista ou nutrólogo, não está apto a prescrever planos alimentares individuais e personalizados, mas cabe a ele um papel extremamente importante: repassar informações nutricionais, a fim de promover uma alimentação saudável e balanceada junto aos seus pacientes.