Alopáticos

Alopatia é a medicina tradicional. Ela consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do enfermo reação contrária aos sintomas que o mesmo apresenta, objetivando diminuir ou neutralizar os efeitos da enfermidade. Os medicamentos alopáticos são produzidos por indústrias em larga escala e por farmácias de manipulação de acordo com a prescrição médica. Os principais cuidados com a utilização desses medicamentos são os seus efeitos colaterais e a sua toxicidade, por isso o cuidado na prescrição dessas substâncias é tão importante.

Alopatia

Sobre a responsabilidade profissional:

No Brasil, a prescrição de medicamentos somente é permitida a profissionais legalmente habilitados. Ao administrar medicamentos, alguns exames podem ser necessários, a fim de acompanhar o surgimento de reações adversas ou tóxicas.

Médicos:  são legalmente, e pela natureza de sua profissão, habilitados a prescrever medicamentos.

Cirurgiões dentistas: somente podem prescrever medicamentos para uso odontológico, de acordo com a Lei nº 5081/1966, artigo 6º.

Nutricionistas: não podem prescrever medicamentos. É permitido a estes profissionais, de acordo com a Lei nº 8.234/1.991, artigo 4º, somente a prescrição de suplementos nutricionais.